Destaques

A Bahia recebe mais de 100 profissionais pelo Mais Médicos





A Bahia recebeu mais 112 médicos cubanos que vão participar do programa Mais Médicos do governo federal. Os profissionais chegaram na quinta-feira (15), em Salvador, e vão substituir os médicos do programa que cumpriram o prazo de permanência no país. Segundo o governo do estado, outros 85 médicos vão chegar até sábado (17) na capital baiana. Os locais de destino dos profissionais não foram divulgados.

Por meio de nota, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, informou que a contribuição dos médicos intercambistas pode ser percebida na melhoria dos números de cobertura da atenção básica, que passou de 60% para 72%, e também da qualidade dos serviços da saúde pública do estado.

Ainda de acordo com o secretário, os profissionais terão que atuar no sentido de reduzir o alto índice de internação por doenças que podem ser cuidadas na atenção básica, a exemplo de diabetes e hipertensão, que são crônicas, mas quando acompanhadas adequadamente permite qualidade de vida ao paciente e evita o agravo da doença.

Segundo o coordenador do projeto na Bahia, Ângelo Castro Lima, os médicos passam por capacitação no próprio país para aprender o português e particularidades do SUS e quadros epidemiológicos de doenças que são mais frequentes no Brasil. Ao chegar na Bahia, os médicos são acolhidos e têm acompanhamento de profissionais habilitados para orientação em qualquer necessidades.

De acordo com o governo, atualmente, o Mais Médicos inclui 1.464 profissionais brasileiros e estrangeiros, que atuam em 386 municípios do estado, beneficiando cerca de 5,6 milhões de baianos, com uma média superior a 770 mil novas consultas médicas por mês no âmbito da atenção básica.

(G1 Bahia).