Breaking News

ANA vai reduzir a vazão do Rio São Francisco a partir de 3 de janeiro




A Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou que reduzirá a vazão do Rio São Francisco para 700 m3/s a partir do dia 3 de janeiro de 2017, nos reservatórios de Sobradinho, na Bahia, e Xingó, entre Alagoas e Sergipe.

A Agência adotou a nova medida atendendo a uma solicitação do setor elétrico, para garantir os diferentes usos da água. A decisão foi autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), após análise dos impactos ambientais que a redução poderá provocar ao ecossistema.

A representação da Marinha na região do Baixo São Francisco anunciou, durante a videoconferência, que não tem poderes para autorizar ou proibir a mudança na vazão. Entretanto, comunicou aos órgãos participantes da reunião que registrou o surgimento de novos bancos de areia e a dificuldade para o funcionamento das balsas que fazem a ligação entre municípios dos estados de Alagoas e Sergipe. Devido a crise hídrica e a forte estiagem que atinge a bacia hidrográfica do São Francisco, a vazão do rio vem sendo reduzida paulatinamente desde 2013, quando saiu do nível de 1.300 m³/s.