Destaques

Maconha sintética causa efeito ‘zumbi’ nos usuários




Foto: reprodução.


A maconha sintética tem preocupado autoridade por causar efeitos ‘zumbi’ em seus usuários. Agora, um novo estudo mostra que a droga é 85 vezes mais potente do que a maconha natural. A pesquisa veio após dezenas de pessoas entraram em colapso em uma calçada do Brooklyn, em Nova York, nos Estados Unidos, durante cerca de 11 horas no dia 12 de julho, segundo informações da rede americana CNN.

A droga, conhecida como ‘spice’ ou ‘K2’, é conhecida por deixar seus usuários com uma força sobre-humana e resistentes à dor, daí seu efeito ‘zumbi’. Logo após o episódio no Brooklyn, as autoridades suspeitaram do uso do entorpecente. Mas isso só ficou comprovado após uma análise feita por pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Francisco publicada recentemente na revista científica The New England Journal of Medicine. 

No estudo, Roy Gerona, professor assistente do laboratório de toxicologia clínica e bio monitoramento ambiental, analisou um pacote encontrado no local com o nome de “AK-47 24 Karat Gold”, além de amostras de sangue e urina de oito pacientes.

Como os pesquisadores não sabiam exatamente qual substância procurar no pacote, eles realizaram um teste chamado espectrometria de massa e identificaram um canabinoide sintético conhecido como AMB-FUBINACA, um análogo da AB-FUBINACA, desenvolvido em 2009 pela Pfizer como um potencial analgésico. Entretanto, três anos depois, autoridades japonesas identificaram a AB-FUBINACA como uma potente droga ilícita e, em janeiro de 2014, os Estados Unidos a designaram como uma substância controlada.

(Revista Veja)