Destaques

Orçamento da União destina R$ 15 milhões para projeto do Canal do Sertão Baiano


A Codevasf obteve a inclusão de R$ 15 milhões no orçamento da União do próximo ano para elaboração do projeto básico do Canal do Sertão Baiano. O pedido foi feito pelo deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) e incluído pelo relator do orçamento, senador Eduardo Braga (PMDB-AM).
Também chamado de Eixo Sul da Transposição do Rio São Francisco, o Canal do Sertão Baiano é um sistema adutor de multiuso com captação na margem direita do Rio São Francisco e reforça o suprimento de água das bacias hidrográficas dos rios Salitre, Paraguaçu, Jacuípe, Curaçá-Vargem, Macururê, Tourão-Poções, Itapicuru e Vaza-Barris.
A obra deve garantir a segurança hídrica a 44 municípios do semiárido baiano, além de assegurar a implantação total dos 30 mil hectares do Projeto Salitre de Irrigação. “Demos mais um passo importante para transformar em realidade o Canal do Sertão Baiano que, além de levar água para o abastecimento humano, vai criar condições ao desenvolvimento social e econômico de uma região massacrada pela seca”, assinala Aleluia.

(Bahia Notícias).