Destaques

Santana comemorou 129 anos de emancipação política





O município de Santana, situado no oeste da Bahia, comemora seus 129 anos de emancipação política nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro. A cultura da mandioca, utilizada principalmente para a produção de farinha, transformou-se ao longo do tempo em uma das principais potencialidades do município.

A cidade possui mais de 13 quilômetros de grutas e cavernas interconectadas com cachoeiras, trilhas naturais e nascentes, além do encanto do Rio Corrente. A Caverna do Padre é uma das maiores do país, uma beleza esculpida pela natureza.

Na segunda metade do século XVII, os índios tupiniquins vindos da região de Angical estabeleceram-se na região de Santana. Em 1760 uma fazenda de cana de açúcar e criação de gado deu origem ao arraial pertencente ao Distrito de São Gonçalo do município de Rio das Éguas, com o nome de Santana dos Brejos, denominação da capela existente no local, que em 1868 foi elevada a freguesia. A cidade de Santana dos Brejos, território desmembrado do de Santa Maria da Vitória, foi criado em 1890.