Últimas Notícias

Anvisa determina que empresas indiquem presença de lactose em rótulos


Foto: divulgação

Fabricantes de alimentos vão ter que indicar a presença de lactose nos rótulos dos produtos. A determinação foi feita nesta segunda-feira (31) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As empresas têm 24 meses para se adaptarem à norma. 

A indicação para lactose será obrigatória nos alimentos que tiverem mais de 100 miligramas de lactose para cada 100 gramas ou mililitros do produto. Isso significa dizer que qualquer alimento que contenha uma quantidade acima de 0,1% de lactose deverá trazer na embalagem a expressão: "contém lactose". De acordo com a Anvisa, esse limite é seguro e foi definido com base no que já é estabelecido na Alemanha e na Hungria, outros países que adotam a regulação. 

A nova regra também permite que os fabricantes utilizem a expressão "baixo teor de lactose". Nesse caso, a quantidade de lactose deve estar com valores entre 100 mg e 1 g por 100 g ou mililitros do alimento pronto conforme instruções do fabricante.

O mercado brasileiro de alimentos vai ter três tipos de rotulagem para a lactose: "zero lactose" ou "baixo teor", para produtos em que o teor de lactose tenha sido diminuído e "contém lactose", nos demais alimentos que tenham a presença da substância.

Estão isentos da norma os locais que preparam os alimentos, sejam eles sem embalagens ou embalados no próprio ponto de venda a pedido do consumidor.

(Metro 1)