Últimas Notícias

Eures Ribeiro vence batalha por presidência da UPB


Presidente eleito, Eures, carregado juntamente com a ex-presidente Maria Quitéria, comemora a vitória. Foto: Bahia.Ba.


O Prefeito Eures Ribeiro (PSD), de Bom Jesus da Lapa, confirmou o favoritismo e foi eleito como novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), em votação realizada na tarde desta quarta-feira (25), na sede da entidade, no Centro Administrativo, em Salvador.

Cerca de 90% dos municípios aptos ao voto compareceram à disputa, enquanto quarenta se abstiveram. Eures obteve 206 votos contra 139 do concorrente Luciano Pinheiro (PDT), prefeito de Euclides da Cunha. Dentre os 386 prefeitos aptos a participar do processo, 345 votaram – 89% do total. O percentual de abstenção ficou em 11%.

A vitória de Eures representa o triunfo do grupo apoiado pelo Governador Rui Costa. O gestor baiano declarou publicamente o seu apoio ao prefeito lapense, durante esta semana, enquanto a chapa derrotada foi apoiada pelo prefeito ACM Neto, de Salvador.

Nomes de destaque na política baiana apoiaram a candidatura de Eures, como a Senador Lídice da Mata (PSB). Para ela, o fato de Eures já ter tido uma gestão vai dar a ele mais experiência para liderar a instituição. “Eu acho que Eures tem uma característica, que é a de estar em seu segundo mandato. Isso dá a ele experiência para tratar bem da questão municipalista. Além disso, fizemos no partido uma discussão com os prefeitos, porque compreendíamos que eles é que iriam decidir. E os prefeitos do PSB, em sua maioria esmagadora, escolheram Eures. Portanto, por essa razão, fizemos um apelo para que todos caminhassem na mesma direção”, justificou em entrevista ao Bahia Notícias.


Para Moema Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas, Eures Ribeiro está capacitado para unir os municípios em torno do fortalecimento dos consórcios regionais, buscar mais recursos e reivindicar uma reforma tributária que garanta ampliação dos recursos municipais. "Nós temos muita coisa a conquistar e a UPB, através de Eures, pode fazer isso”, concluiu.
Foto: Bahia Notícias.

O candidato derrotado à presidência da União dos Municípios da Bahia, Luciano Pinheiro (PDT), admitiu que o apoio da agora ex-presidente da entidade, Maria Quitéria (PSD), no eleito Eures Ribeiro (PSD) pode ter influenciado na sua derrota. “Prejudicar eu não vou dizer que não prejudica, mas o voto é democrático, ela pode votar em quem quiser. É isso aí, bola para frente”, afirmou o pedetista ao Bahia Notícias.

A chapa vencedora ficou com a seguinte constituição:

1 – Presidente – Eures Ribeiro (PSD) – prefeito de Bom Jesus da Lapa
2 – Vice-presidente – Giuliano de Andrade Martinelli – Jaguaquara
3 – 2º Vice-presidente – Antônio Carvalho da Silva Neto –Araci
4 – 1ª Secretário – Rogério dos Santos Costa – Santo Estêvão
5 – 2ª Secretário – Marcus Paulo Alcântara Bonfim – Juazeiro
6 -1 º Tesoureiro – Marcos Aurélio dos Santos Cardoso – Santana
7 – 2ª Tesoureiro – José Henrique Silva Tigre – Belo Campo