Breaking News

Rui Costa anuncia retomada das obras da Fiol e do Porto Sul até o final de 2017


Foto: GOVBA


O Governador Rui Costa anunciou que as obras para construção da Fiol e do Porto Sul serão retomadas até o final de 2017, acrescentando que o Governo Federal publicará os editais de licitação até o mês de julho.

Segundo Rui, os empresários chineses que visitaram várias cidades do interior da Bahia, na última semana, encontrando-se com o gestor baiano durante o carnaval, em Salvador, demonstraram que vão investir nas obras da Ferrovia, depois que constataram a viabilidade econômica do projeto.

O Governador deixou claro no encontro com os empresários e o embaixador da China que a mão-de-obra do projeto deverá ser de trabalhadores baianos, contrariamente, ao que os chineses fizeram na África. "No início da nossa conversa, já tinha dito a eles que o modelo utilizado na África, com 100% de aproveitamento da mão de obra chinesa, não nos interessa", disse Rui.

Para o governador, “eles podem até trazer especialistas, porque têm tecnologia e conhecimento quem podem servir de aprendizado para nossos engenheiros e técnicos, mas a maior parte da mão de obra tem que ser nossa”.

Rui enfatizou que ao visitar a Bahia nos últimos dias, na área de instalação da Fiol e do Porto Sul, a comitiva confirmou o que o Governo do Estado tem informado. “Não brincamos com a informação. É preciso ser rígido. Estamos um processo de aproximação, onde se ganha mutuamente porque não se trata de doação e de filantropia. Eles são hoje grandes empresas, com recursos do governo e do banco estatal, que têm interesse que as empresas façam negócios no exterior. Eles querem investir no Brasil e, por toda a interlocução, têm decisão de fazer negócios na Bahia".

(Informações da SECOM/BA)