Breaking News

Formosa do Rio Preto realizou evento para discussão da situação do cerrado


Foto: reprodução

A cidade de Formosa do Rio Preto, no extremo oeste baiano, realizou o 1º Encontro e Feira dos Povos do Rio Preto, finalizado neste sábado (25), com participação dos moradores das comunidades tradicionais de diversos povoados da zona rural do município. 

De acordo com o Jornal A Tarde, o evento teve como objetivo refletir sobre a situação atual do cerrado, rico em vários mananciais, como o Rio Preto, afluente do Rio Grande que, por sua vez, deságua na margem esquerda do Rio São Francisco. Um dos pontos altos do evento foi o lançamento do filme Gerações Geraizeiras. 

O documentário analisa os conflitos entre as comunidades tradicionais e os latifúndios nos últimos 30 anos. A programação ainda contou com exposição e venda de artesanato produzido pelas mulheres da comunidade de Cacimbinha – com materiais da vegetação de cerrado, como capim-dourado – e o lançamento do livro didático Saberes Ambientais do Cerrado, organizado pelos professores de geografia da Universidade Federal do Oeste de Bahia (Ufob), Valney Rigonato e Mario dos Santos.

(Com informações do Blog Braga)


Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.