Destaques

Lapa: Comissão pela Paz se reúne com Secretário de Segurança, em Salvador


Foto: reprodução Whatsapp

Integrantes da Comissão Permanente da Caminhada Pela Paz se reuniram com o Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, na última segunda-feira (24), para discutir assuntos referentes à segurança em Bom Jesus da Lapa.

O encontro foi agendado pelo Prefeito Eures Ribeiro, Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), com participação de representantes das lojas maçônicas Luz e Liberdade e Acácia Lapense, do Centro Espírita Obreiros do Porvir, da OAB/Lapa e do CDL. A Igreja Católica não pode enviar o seu representante por conta da organização da romaria.

Os integrantes da comissão discutiram uma extensa pauta com o Secretário, abordando o período difícil que Bom Jesus da Lapa atravessa, principalmente, pelas constantes mortes registradas semanalmente.


A Comissão organizou, antecipadamente, a Caminhada Pela Paz, no mês de maio, quando colheu um abaixo assinado com dez propostas direcionadas ao Governo da Bahia, à Administração Municipal e à sociedade civil.

O Secretário de Segurança foi cobrado sobre a criação de uma delegacia da mulher, na cidade. No entanto, a estrutura requer um número mínimo de cinquenta policiais, fora das possibilidades atuais da SSP. No entanto, foi proposta a criação de um núcleo de amparo e assistência à mulher vítima de violência.

A Comissão solicitou uma melhor estruturação do poder judiciário local, para que as forças policiais recebem maior suporte na prevenção e repressão à violência. A cidade está sem juiz e este fato foi repassado ao titular da SSP. 

O grupo requereu a ampliação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), atualmente operacionalizado somente por dois policiais militares que atuam junto à comunidade escolar em Bom Jesus da Lapa e Paratinga. Foi pedida a inserção de novos agentes no trabalho.

A comissão demonstrou preocupação com a quantidade de câmeras utilizadas no sistema de videomonitoramento. Solicitou, portanto, a instalação de novos equipamentos e a manutenção regular de todo o sistema, para melhor acompanhamento da segurança na zona urbana.

A pauta de reivindicações será analisada para um encontro agendado com o Governador Rui Costa, no mês de agosto, em Lapa. Segundo membros da Comissão, o caráter permanente visa demonstrar ao poder público e à sociedade, que os trabalhos acompanharão e prestarão apoio a todas as ações que visem proporcionar maior segurança à comunidade.


Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.