Destaques

Vazio sanitário do algodão no oeste da Bahia tem início nesta quarta-feira (20)


Foto: Araticum

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) informa que o vazio sanitário do algodão tem início a partir desta quarta-feira (20). A portaria Nº 213, de 25/08/2015, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), estabelece o período de 20 de setembro a 20 de novembro para que os produtores de algodão do oeste da Bahia eliminem plantas vivas do algodoeiro (soqueira e tigueras) do campo.

O vazio sanitário foi adotado para a prevenção e combate às pragas nas lavouras de algodão, principalmente o Bicudo (Anthonomus grandis). Diante do não cumprimento das exigências sanitárias o produtor poderá ser multado pelo órgão fiscalizador. Até o dia 20 de setembro, o cadastramento e as atualizações das áreas de manejo das soqueiras deverão estar compatibilizadas pela Abapa e disponibilizadas para a Adab.

No período do vazio sanitário, as propriedades cadastradas para o cultivo do segundo ciclo do algodão passam a ser monitoradas pelos técnicos da Abapa e fiscalizadas pela Adab. O vazio sanitário também encontra respaldo legal na Lei de Defesa Sanitária Vegetal da Bahia Nº 10.434/2016 e decreto Nº 11.414/2019, além da instrução normativa Nº 44/2008, que instituiu o Programa Nacional de Controle do Bicudo.

Araticum via Jornal Gazeta do Oeste 



Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.