loading...

Breaking News

Bahia: 2a etapa da vacinação contra aftosa começa nesta quarta





A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa começa nesta quarta-feira (1), na Bahia, coordenada e fiscalizada pela Agência de Defesa Agropecuária (ADAB). Segundo o órgão, o Estado foi um dos pioneiros a combater a infecção no rebanho bovino e, anualmente, realiza a campanha de vacina em duas etapas: 1º a 31 de maio e 1º a 30 de novembro.



Na primeira etapa, vacinam-se todos os animais dos rebanhos bovino e bubalino. Na segunda etapa, somente aplica-se a vacina em animais entre 0 e 24 meses. O esforço da ADAB visa manter a Bahia com o certificado de Área Libre da Febre Aftosa.

A Diretoria recomenda aos criadores a seguinte prática:

- Adquirir quantitativo de doses de vacinas compatível com o rebanho a ser vacinado;

- Adquirir vacinas em Casas Revendedoras cadastradas na ADAB;

- Vacinar os animais conforme indicação técnica (dose, agulha, local de aplicação, sem estresse, etc.);

- Após a vacinação e de posse do Cupom Fiscal e listagem dos animais vacinados por sexo e faixa etária fazer a Declaração obrigatória em um dos escritórios da ADAB;

- Lembrar que apenas vacinar os animais não oficializa a vacinação. É necessária e obrigatória a Declaração para que o cadastro fique liberado para movimentação de animais e emissão de Documentos Sanitários;

- O procedimento é o mesmo para a vacinação dos animais com idade até 24 meses;

- Declarar a vacinação no escritório da ADAB mais próximo, lembrando que aquele criador que não possuir animais abaixo de 24 meses, devem declarar todos os animais existentes.