Breaking News

Bahia: 2a etapa da vacinação contra aftosa começa nesta quarta





A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa começa nesta quarta-feira (1), na Bahia, coordenada e fiscalizada pela Agência de Defesa Agropecuária (ADAB). Segundo o órgão, o Estado foi um dos pioneiros a combater a infecção no rebanho bovino e, anualmente, realiza a campanha de vacina em duas etapas: 1º a 31 de maio e 1º a 30 de novembro.



Na primeira etapa, vacinam-se todos os animais dos rebanhos bovino e bubalino. Na segunda etapa, somente aplica-se a vacina em animais entre 0 e 24 meses. O esforço da ADAB visa manter a Bahia com o certificado de Área Libre da Febre Aftosa.

A Diretoria recomenda aos criadores a seguinte prática:

- Adquirir quantitativo de doses de vacinas compatível com o rebanho a ser vacinado;

- Adquirir vacinas em Casas Revendedoras cadastradas na ADAB;

- Vacinar os animais conforme indicação técnica (dose, agulha, local de aplicação, sem estresse, etc.);

- Após a vacinação e de posse do Cupom Fiscal e listagem dos animais vacinados por sexo e faixa etária fazer a Declaração obrigatória em um dos escritórios da ADAB;

- Lembrar que apenas vacinar os animais não oficializa a vacinação. É necessária e obrigatória a Declaração para que o cadastro fique liberado para movimentação de animais e emissão de Documentos Sanitários;

- O procedimento é o mesmo para a vacinação dos animais com idade até 24 meses;

- Declarar a vacinação no escritório da ADAB mais próximo, lembrando que aquele criador que não possuir animais abaixo de 24 meses, devem declarar todos os animais existentes.



Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.