Breaking News

Caravana do Programa ID Jovem realiza grande evento em Bom Jesus da Lapa





Cerca de 160 jovens participaram do encontro promovido pela Caravana do Programa ID Jovem, no último dia 7 de novembro, em Bom Jesus da Lapa.

Participaram alunos e professores de escolas das redes municipal e estadual, de escolas particulares, além de secretários municipais e do Coordenador Geral do ID Jovem na Bahia, Laudécio Silva.

Foram expostas as características do programa que facilita a obtenção de meia-entrada para jovens de famílias carentes, além de passagens gratuitas em ônibus interestaduais.



A realização do evento foi possível graças ao esforço do Departamento da Juventude, em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude. Os jovens se apresentaram com danças e músicas, exibindo a riqueza da cultura local. "O evento corou de sucesso o nosso trabalho. Compartilhamos as experiências e perspectivas que o programa traz para a juventude lapense, com a presença expressiva de alunos, professores, integrantes da administração municipal e pessoas da comunidade", comentou Danilo Oliveira Miranda, Gerente de Políticas Públicas para Jovens, do Departamento da Juventude.

Os jovens de Bom Jesus da Lapa devem procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do seu bairro, para requerer a ID Jovem.



O Programa ID Jovem

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

São milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos.



São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​
Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens.

O transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município.
A reserva de assentos para os jovens é válida até 3 horas antes da partida do transporte. P​ara mais informações acesse a seção de dúvidas, ou confira as regras contidas no Decreto 8.537/2015.

A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Para ter direito de obter a ID Jovem é preciso ter entre 15 e 29 anos, estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal há, pelo menos, 24 meses. O requerente deve ter renda familiar de até dois salários mínimos.













Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.