Breaking News

Codevasf estrutura associações comunitárias do Médio São Francisco baiano com 12 tratores agrícolas


Foto: Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) acaba de investir R$ 1,2 milhão em máquinas e implementos agrícolas que vão otimizar e dar mais eficiência a produtores rurais de 12 associações comunitárias do Médio São Francisco baiano, o que vai contribuir para o desenvolvimento regional e melhorar a convivência com os efeitos da estiagem prolongada. Os recursos que viabilizaram a ação são oriundos do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares.


Cerca de 1,1 mil famílias de produtores residentes na área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia contam agora com 12 tratores agrícolas equipados com arado fixo, carreta agrícola com capacidade para quatro toneladas e grade aradora de 14 discos.

“A nossa área de atuação abrange uma área de cerca de 221 mil quilômetros quadrados. É maior do que um país como a Inglaterra, ou um estado como o Paraná, por exemplo. Predominantemente no semiárido, com inúmeros problemas. Por tudo isso, a atuação da Codevasf é fundamental. E é crucial que busquemos recursos para seguir realizando ações como essa. A Codevasf tem feito o seu papel e estaremos todos os dias buscando cumpri-lo cada vez mais”, disse o superintendente regional da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa, Harley Nascimento.

Os produtores rurais vivem e produzem nos municípios de Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Buritirama, Carinhanha, Guanambi, Ibotirama, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória e Souto Soares.


Galdino Santos, presidente da Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Brejo e Lagoinha, no município de Guanambi, conta com cerca de 50 famílias associadas que produzem principalmente feijão e algodão. Ele ressalta a importância do apoio. “Para a nossa associação esse trator é importantíssimo porque somos produtores familiares e não teríamos condições de ter um equipamento como esse com recursos próprios. Vai ajudar principalmente no preparo do solo. Antes, realizávamos esse preparo com tratores particulares alugados. Agora, esse benefício vai representar uma economia muito grande”, afirma.

No município de Bom Jesus da Lapa, foram beneficiadas as associações dos Pequenos Produtores Rurais de Pajeú e dos Produtores Rurais das Comunidades Reunidas Juazeiro e Barriguda. Em Riacho do Santana, estão sendo atendidas a Associação Quilombola dos Produtores Rurais de Mata do Sapé e a Associação Comunitária dos Pequenos Agricultores Rurais de Canela da Ema.

Além do superintendente regional, estiveram presentes na cerimônia de entrega o deputado federal Arthur Maia; o vice-diretor da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, Toni Almeida; o chefe da unidade avançada do Oeste da Bahia do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Gedson Nascimento; além de prefeitos e vereadores da região.


“Devemos lembrar sempre que essas pessoas que trabalham na agricultura familiar em pequenas propriedades têm muita dificuldade para ter acesso a uma máquina dessas. É mais uma ação forte, firme e voltada para o homem do campo são franciscano que a Codevasf desempenha”, diz o deputado federal Arthur Maia.

Também foram beneficiadas a Associação de Moradores da Comunidade de Canabrava, do município de Ibotirama; a Associação de Pescadores e Aquicultores de Santa Maria da Vitória, do município de Santa Maria da Vitória; a Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Ferinha Marrequeiro Aguada de Fora, do município de Carinhanha; a Associação dos Agricultores do Povoado de Morrinhos, do município de Barro Alto; a Associação Comunitária de Pau Ferro, do município de Souto Soares; e a Associação de Fundo de Pasto das Comunidades de Giral, Barriguda e Poço de Pedra, do município de Buritirama.

  ASCOM/Codevasf  



Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.