Breaking News

Levamento identifica quase 1 milhão de pedidos na fila de espera por cirurgias pelo SUS


Foto: ilustração
Um levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) identificou 904 mil pessoas que aguardam por uma cirurgia não eletiva (considerada não urgente) na fila do SUS. Especialistas alertam que, embora não sejam urgentes, as cirurgias não realizadas podem ser a causa de agravamentos no estado de saúde dos pacientes.


O CFM acrescenta que o número pode ser bem maior que 904 mil, pois apenas 16 estados e 10 capitais responderam aos questionamentos do órgão. Os números apresentados pelo Conselho são maiores do que aqueles divulgados pelo Ministério da Saúde, no patamar de 804 mil pedidos ainda não atendidos.

Dentre os registros obtidos pelo CFM, mais de 700 casos estão na fila há mais de 10 anos. As cirurgias de catarata possuem os maiores registros na fila de espera, segundo o Conselho, seguida de correção de hérnia, retirada de vesícula, varizes, entre outras. Esses tipos representam quase metade dos pedidos registrados na fila de espera. Com informações do Jornal o Estado de S. Paulo



Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.