Breaking News

Volume da barragem de Sobradinho sobe e atinge 11,67% da capacidade de água após chuvas




Com as chuvas dos últimos meses nas cabeceiras do Rio São Francisco, a barragem de Sobradinho, no norte da Bahia, aumentou o volume. 


Depois de chegar a 2% do volume útil em novembro do ano passado, o maior reservatório do Nordeste agora atinge o nível de 11,67% da capacidade de armazenamento de água. 

O nível da barragem aumentou porque está chegando mais água até o ponto de captação do canal da batateira, que fica em uma área dentro do lago de Sobradinho. A bomba de captação de água foi colocada em dezembro do ano passado. 

Nos anos de boas chuvas, nem bomba de captação era preciso usar, pois a água já seguia pelo canal até às roças, que ficam acima da barragem, através da gravidade. 


A quantidade de água que entra na barragem é de 860 metros cúbicos por segundo e estão saindo 600. No ano passado, por causa da estiagem, a Agência Nacional de Águas autorizou a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) a manter a vazão em 550 metros cúbicos, a primeira vez em 38 anos de existência da barragem. 

A vazão considerada ideal em períodos de normalidade é de 1.300 metros cúbicos. Segundo a Chesf, das seis turbinas, apenas duas estão em funcionamento para geração de energia.

  G1 Bahia