loading...

Breaking News

Codevasf emite ordem de serviço para projeto de sistema de abastecimento de água do perímetro Formoso (BA)




A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) emitiu ordem de serviço para que tenha início a elaboração do projeto básico de engenharia do sistema de abastecimento de água que irá atender com água tratada a população do projeto público de irrigação Formoso, situado no município de Bom Jesus da Lapa (BA) – sede da 2ª Superintendência Regional da Companhia.



Estão sendo investidos R$ 470 mil na elaboração do projeto. Os recursos são do Orçamento Geral da União (OGU) e foram destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares. A ordem de serviço tem a data desta segunda-feira, 19 de fevereiro; o prazo para elaboração do projeto é de 240 dias.

"Essa é uma ideia antiga e estamos lutando para conseguir mais recursos para torná-la realidade o mais breve possível – o que será uma conquista marcante para a população do Formoso, um perímetro irrigado que dá tanto orgulho para a população do Médio São Francisco baiano. Ter o projeto pronto é um passo primordial para que os recursos para a construção sejam viabilizados futuramente", destaca Harley Nascimento, superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa. Cerca de 1.500 famílias podem ser beneficiadas pelo sistema.

O Formoso é um dos nove projetos de irrigação implantados e acompanhados pela Codevasf no Médio São Francisco baiano. A produção do perímetro é responsável por colocar o município de Bom Jesus da Lapa na posição de maior produtor de bananas do País. O valor bruto da produção do projeto em 2016 foi de aproximadamente R$ 285 milhões; foram produzidas naquele ano 189 mil toneladas de itens agrícolas, cultivados em área de 7,9 mil hectares. A produção de bananas representa 92% da área cultivada.

O sistema de abastecimento de água que está sendo projetado será mais uma ação da Codevasf no Formoso. A Companhia realiza investimentos regulares em manutenção e recuperação da infraestrutura de uso comum do projeto – estradas, canais de irrigação e drenos, entre outros itens.

  ASCOM/Codevasf