loading...

Breaking News

Eleições 2018. Bolsonaro e Alckmin venderão a Petrobrás se forem eleitos




Os pré-candidatos à Presidência da República nas eleições de outubro, Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Paulo, e o Deputado Federal Jair Bolsonaro (PSC), se declararam favoráveis à venda Petrobrás, caso sejam eleitos.


O discurso dos dois concorrentes surpreende às vésperas de eleições gerais, pois o tema se tornou tabu no meio político, após o final do mandato de Fernando Henrique Cardoso. Diversas entidades e agremiações políticas sempre se posicionaram de forma contrária, concordando com a venda de algumas subsidiárias ou serviços prestados pela empresa.

Bolsonaro assumiu o discurso liberal recentemente, em substituição ao nacionalismo que pregava anteriormente. Ele é o mais enfático na decisão de vender a Petrobrás, pregando um "estado mínimo" sobre a área econômica. As duas posições contrariam o resultado de pesquisas populares, que demonstram uma rejeição do povo brasileiro pela venda da Petrobrás.

A última grande privatização em larga escala foi promovida pelos governos do PSDB, com FHC no comando do Palácio do Planalto. Os tucanos nunca comentaram os resultados financeiros destas vendas. Será um tema importante para os debates na campanha eleitoral que se aproxima. Informações da Folha de S. Paulo