loading...

Breaking News

Estudo aponta relação entre uso de antialérgicos e infertilidade masculina




O uso excessivo de antialérgicos-histamínicos pode afetar a fertilidade masculina, apontou estudo desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Biologia e Medicina Experimental da Argentina. A equipe concluiu foi de que o uso afeta a produção de hormônios masculinos, o que altera a quantidade e mobilidade dos espermatozoides.

Segundo o jornal O Globo, o estudo foi feito a partir da revisão de pesquisas sobre efeitos adversos do medicamento e fertilidade das últimas quatro décadas. "Mais testes de larga escala são necessários para avaliar os possíveis efeitos negativos dos anti-histamínicos na saúde sexual e reprodutiva. Isso pode levar a novos tratamentos para os sintomas da alergia sem comprometer a fertilidade", afirmou Carolina Mondillo, uma das cientistas envolvidas. "Os dados compilados nesta revisão indicam o envolvimento crucial da histamina na orquestração das funções testiculares, mas ainda há muito a aprender sobre os mecanismos implicados".

Os especialistas ressaltaram que o alerta é voltado para a comunidade científica, que deve avaliar a relação entre o uso de anti-histamínicos e a saúde sexual. Para pacientes, segue a recomendação de consultar médicos.