Breaking News

Lâmpada oferece internet 100 vezes mais rápida





A Philips anunciou nesta semana uma lâmpada LED que pode fornecer internet sem fio. Chamada de Li-Fi, a tecnologia que utiliza ondas de luz para enviar e receber dados. De acordo com os pesquisadores, a solução é até 100 vezes mais rápida do que o Wi-Fi atual.

A fabricante afirma ainda que o Li-Fi é mais estável do que a conexão atual sem comprometer a iluminação.

Como funciona?

O Li-Fi funciona quase do mesmo jeito que o Wi-Fi. A diferença é que os sinais de comunicação são recebidos ao ligar e desligar as lâmpadas de LED. O movimento, no entanto, é tão rápido que o olho humano não consegue perceber.


O potencial da tecnologia é grande. No futuro, ela pode ser usada em locais públicos ou veículos de transporte coletivo, por exemplo.Os resultados podem ser melhores ainda em locais onde a conexão Wi-Fi é fraca ou não funciona, como ambientes subterrâneos, ou onde os equipamentos não podem sofrer interferências e precisam ser seguros.

A principal limitação da internet pela lâmpada é o fato de que a luz não consegue atravessar paredes, o que significa que o sinal de internet também não conseguirá. Outro problema é a necessidade do uso de um adaptador para conseguir transferir dados entre dispositivos.

A Phillips afirma, no entanto, que a ideia é incorporar o sensor aos dispositivos no futuro