loading...

Breaking News

Camaçari: Lídice critica omissão de Temer em relação a fechamento de fábrica



Foto: Agência Senado


A senadora Lídice da Mata (PSB) criticou, nesta segunda-feira (9), a omissão do presidente Michel Temer (PMDB) em relação à situação da Fábrica de Fertilizantes Hidrogenados (Fafen), que teve sua hibernação anunciada e depois adiada pela Petrobrás (lembre aqui). 
A parlamentar baiana participou de uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para discutir o assunto. Segundo Lídice, Temer foi omisso quando delegou a situação ao presidente da Petrobrás, Pedro Parente.
“Lembro que o então presidente Itamar Franco (PMDB) voltou atrás na decisão de privatizar a empresa, que na época se chamava Nitrofértil, exatamente pela sua importância estratégica para a Região Nordeste. O presidente Fernando Henrique também abortou a privatização da Chesf – Companhia Hidrelétrica do São Francisco pelo mesmo motivo, portanto esse é um assunto do Planalto e não apenas da Petrobrás ou de um ministério qualquer”, avaliou a senadora.
Apesar do adiamento da hibernação, Lídice disse que é preciso que os parlamentares baianos se mantenham vigilantes para que essa decisão não seja passageira. “É do caráter neoliberal deste governo ilegítimo esvaziar a coisa pública, sucateá-la e vende-la a preço de banana. Entre os pontos defendidos, a política afirmou ainda que a produção de fertilizantes é muito importante para o mercado interno, pois o Brasil não pode se tornar refém de outros países, passando a ser importador do insumo.

  Bahia Notícias