loading...

Breaking News

Comissão do Senado aprova aumento de potência das rádios comunitárias






As rádios comunitárias em todo o Brasil poderão aumentar a potência de transmissão, conforme decisão tomada pelo Senado Federal nesta terça-feira (24), em votação na Comissão de Ciência e Tecnologia do PLS 513/2017.

O projeto é de autoria do senador Hélio José (PROS-DF) e foi relatado pelo baiano Otto Alencar. As rádios poderão mudar os seus transmissores, atualmente limitados a 25 watts, para os 300 watts aprovados. Além disso, a Comissão liberou três canais por localidade, contra a determinação atual de somente um canal permitido, juntamente com a criação de emissoras nas zonas rurais.

Para Otto Alencar, “as rádios comunitárias são de suma importância para a população brasileira.Apesar das inovações e outros meios de comunicação, o rádio não perde sua importância e as que se adequarem as evoluções tecnológicas, certamente serão o principal veiculo de comunicação em massa.O aumento da potência é mas que justo, pois têm lugares que só tem uma emissora e esta não atinge a totalidade dos municípios.Isso é uma vitória para os brasileiros!”

O projeto será encaminhado para apreciação da Câmara dos Deputados, onde associações que defendem as rádios comunitárias planejam realizar grandes manifestações populares, para enfrentar a pressão contrária exercida pelas emissoras de rádio comerciais.