loading...

Breaking News

Lapa: Colégio Modelo realiza Feira de Ciências 2018, em homenagem ao Território Velho Chico




O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Bom Jesus da Lapa, realizou a Feira de Ciências 2018, com o tema "Meu território, minha cidade, meu chão: diálogos entre o passado e o presente". As atividades foram inicias às 15h dessa sexta-feira (27) e finalizadas por volta das 21h30.

Os visitantes assistiram apresentações desenvolvidas por alunos, artistas locais, além da exibição dos conteúdos escolhidos em stands abertos à visitação.

Dentre os artistas homenageados, tivemos a exposição dos trabalhos do escritor e cantor Tom Silva, números musicais com o cantor Thunga Marques que fez uma linda homenagem ao poeta e cantor Zeca Bahia, provocando emoção em toda a plateia que lotou o auditório do Colégio.





"A educação contextualizada no Território Velho Chico e sua economia viabiliza a formação de indivíduos capazes de conhecer e compreender o lugar e o espaço que vivem, assim, instigando a valorização e a preservação da história e memória do seu lugar. A partir das nossas indagações sobre a identidade dos nossos estudantes surgiu o projeto “Meu território, minha cidade, meu chão” que propõe trabalhar questões referentes a aspectos históricos, geográficos, culturais e econômicos do município de Bom Jesus da Lapa inserido no Território de Identidade do Velho Chico, despertando a consciência crítica de toda a comunidade escolar. Objetiva-se um estudo pautado na compreensão do direito dos/as estudantes à aprendizagem e no reconhecimento do seu território, enquanto espaço legítimo de pertencimento dos sujeitos, das condições materiais de produção da sua existência, do modo de vida e das formas de ser e estar no mundo. Com este propósito, esta pesquisa sustenta-se na abordagem qualitativa, utilizando os métodos da pesquisa bibliográfica e de campo que terá como instrumentos de coleta de dados a observação, entrevistas, questionários, passeios temáticos. Baseando-se em referenciais teóricos e metodológicos das diferentes áreas do conhecimento e bibliografia regional. Neste sentido, professores e estudantes estarão em formação seja nos planejamentos, nas aulas, em oficinas e seminários, deste modo viabilizará uma formação dialética interagindo os conhecimentos teóricos com as práticas encontrados em campo, portanto, ressignificando o processo de ensino aprendizagem dos professores e estudantes do Ensino Médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Bom Jesus da Lapa."

Equipe Colégio Modelo.

Reportagem e fotos: Warlei César / Portal Lapa Oeste