Breaking News

Vacinação contra H1N1 começa na próxima segunda-feira




A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza na próxima segunda-feira (23), com duração prevista para o dia 1º de junho e alcance de 90% sobre o público-alvo.

De acordo com a Sesab, serão vacinadas cerca de 690 mil pessoas em todo a Bahia, referentes à parcela da população mais vulnerável a complicações ocasionadas pela doença. Serão priorizados idosos a partir de 60 a nos, crianças de 6 a 5 anos, gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, trabalhadores de saúde do setor público e privado, jovens de 12 a 21 anos, professores, portadores de deficiências crônicas e a população carcerária.

Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas vacinadas serão imunizadas contra os três subtipos de vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B. Em todo país serão vacinadas cerca de 54 milhões de pessoas, através de 65 mil postos de atendimento. O objetivo do Ministério é atuar no período de maior propagação do vírus: na transição entre o outono e o inverno. 

A definição do público-alvo se baseou em critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e em estudos epidemiológicos. A expectativa é chegar a mais de 20 milhões de idosos, 12,6 milhões de crianças e 4,8 milhões trabalhadores na área de saúde. Informações da Agência Brasil e do Correio 24 Horas.