loading...

Breaking News

Guia do governo recomenda que homossexuais evitem demonstrações de afeto na Rússia







Às vésperas da Copa do Mundo na Rússia, o Itamaraty e o Ministério do Esporte lançaram o “Guia Consular do Torcedor”. O documento, disponibilizado nesta quinta-feira (7), traz recomendações diversas para os brasileiros que pretendem acompanhar os jogos do mundial no país.

No tópico “respeito às leis locais”, o guia ressalta que “manifestações intensas” de afeto em público não são comuns na Rússia. “Em particular, recomenda-se à comunidade LGBT evitar demonstrações homoafetivas em ambientes públicos, que podem ser consideradas ‘propaganda de relações sexuais não tradicionais feita a menores’ e enquadradas em lei (junho de 2016) que prevê multa e deportação.

Evite manifestar-se publicamente sobre temas políticos, ideológicos, sociais e de orientação sexual”, sugere o texto do guia. Quanto a outras leis, o guia pontua que ingerir bebidas alcoólicas nas ruas e em espaços públicos pode ser considerado como “infração administrativa punível com multa”, assim como fumar em locais públicos.

“O uso de bandeiras estrangeiras em praças e edifícios públicos pode ensejar sua apreensão”, alerta o documento sobre outra regra. No quesito “segurança e criminalidade”, o guia afirma que as cidades russas “são bastante seguras”, mas recomenda que, diante do registro de tentativas de furtos em aglomerações e espaços fechados, os turistas mantenham os bolsos vazios e as mochilas e bolsas sempre à frente do corpo.

O documento de 131 páginas apresenta ainda informações sobre o clima, o fuso horário e o idioma, entre outros assuntos.

  Bahia Notícias