loading...

Breaking News

Município do Oeste é o melhor da Bahia em índice de desenvolvimento Firjan


Foto: reprodução

O Sistema Firjan divulgou o Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM) no Brasil, classificando cada município conforme critérios específicos e analisados pela instituição.

Na Bahia, Luís Eduardo Magalhães apresentou o melhor índice de desenvolvimento municipal, através do tripé emprego/renda, educação e saúde, com índice de 0,7783, na categoria moderado.

Outros municípios se destacaram no Estado: Guanambi o melhor índice de desenvolvimento em saúde (0,5929), enquanto Lafaiete Coutinho se destacou como melhor pontuado em educação (0,8568); Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, apresentou a melhor classificação do Estado em emprego e renda.


O índice é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.

De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Informações do Sistema Firjan