Breaking News

Alerta! Cientista diz que política econômica de Temer ameaça o controle de doenças no Brasil



Foto: SBPC/Divulgação


O cientista Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), afirmou que a pesquisa científica brasileira atravessa o pior momento em toda a sua história, devido aos cortes de orçamentos realizados pelo Governo Federal.

Ildeu alerta que a falta de incentivo e dinheiro coloca em risco a população, pois afeta negativamente o controle e o combate a novas doenças, além de ameaçar a própria soberania do Brasil, que se coloca em situação de dependência em relação a outros países.

"O corte da ciência e da tecnologia pode afetar o desenvolvimento econômico do Brasil, e a gente está dando um tiro no pé", reclamou Ildeu, que cita o enfrentamento ao vírus da zika e à microcefalia no ano de 2015. "Vários daqueles grupos estão com dificuldades de se manter e temos laboratórios sendo paralisados", alerta.

O presidente da SBPC diz que o Brasil está perdendo jovens talentos pesquisadores para outros países e até mesmo para outras áreas pela falta de política públicas. Informações do Portal UOL