loading...

Breaking News

Lapa: Marinha do Brasil realiza a segurança da navegação no São Francisco durante a Romaria 2018




A Marinha do Brasil, por meio da Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa-BA intensificou, no período compreendido entre 01 e 10 de agosto, ações de fiscalização do Tráfego Aquaviário, por ocasião da realização da Romaria que é considerada a terceira maior do Brasil, atraindo cerca de 600 mil pessoas à cidade.

Neste período, faz-se necessário intensificar as inspeções navais nas embarcações que transportam Romeiros de diversas cidades do País. Durante a fiscalização foram verificados os documentos das embarcações, material de salvatagem, a capacidade de transporte dos passageiros e/ou cargas e habilitação de condutores. Em especial, foram analisados o Título de Inscrição de Embarcação (TIE), Carteira de Inscrição e Registro (CIR), Carteira de Habilitação de Amadores (CHA), incluindo os motonautas, entre outros documentos que deveriam estar dentro do prazo de validade.




Além da verificação dos documentos mencionados anteriormente, a equipe de Inspeção Naval realizou procedimentos afetos ao seu serviço, tais como: visitas prévias às embarcações a fim de impedir que os lancheiros navegassem sem coletes, sem extintor(es) e sem a quantidade de tripulantes preconizada no mencionado TIE.

O ponto crítico do evento foi acompanhamento da navegação, uma vez que intensifica-se o tráfego de embarcações no Rio São Francisco, devido à grande procura de visitantes na região, a fim de realizar passeios turísticos.


Ao todo, foram realizadas 63 abordagens, gerando, assim, 12 notificações. O evento foi elogiado pelos passageiros que, antes da viagem, receberam informações sobre a importante do esforço do Comando do Segundo Distrito Naval e sobre a dedicada tarefa dos militares da Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa, com o propósito de garantir a segurança do passeio nas águas do “Velho Chico”. Após todas as explanações, os referidos passageiros aplaudiram o trabalho da Marinha do Brasil.


Informações e fotos:
Capitão-Tenente André Luiz Moura Mateus
Chefe da Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa