loading...

Breaking News

Importante! Estudo mostra o leite materno como fator importante na saúde para toda a vida



Resultado de imagem para aleitamento materno
Imagem: reprodução



Um estudo desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) comprovou a importância do consumo exclusivo do leite materno nos primeiros meses de vida do bebê.

Os pesquisadores utilizaram ratos como cobaias e descobriram que os ratos submetidos ao desmame antecipado, sofreram drásticas alterações no desenvolvimento do fígado além de mudanças no metabolismo.

A descoberta alerta autoridades e sociedades, principalmente porque no Brasil somente 41% dos recém-nascidos são alimentados exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida, como recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com os autores do estudo, a descoberta ajuda a entender o papel do fígado na saúde para toda a vida, impactando na capacidade de defesa do organismo.

Os pesquisadores deduziram que a utilização ou não do leite materno, pode ser o fator responsável por impedir o desenvolvimento de doenças como câncer, fibrose ou gordura hepática.

Um dos resultados diretos do estudo foi o desenvolvimento de um teste sanguíneo que identifica se o bebê já possui condições para receber outros alimentos, além do leite materno. Informações Jornal Hoje/Rede Globo