loading...

Breaking News

Mais de 40 mil eleitores aptos para as eleições de 2018 na BA possuem deficiência



Jenilton perdeu a perna direita em um acidente em 2016 — Foto: Reprodução/TV Bahia
Foto: TV Bahia


A Bahia tem 42.090 mil eleitores com deficiência aptos para as eleições de 2018, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (25) pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-BA). O número é três vezes maior que o registrado em 2014, quando apenas 13.740 mil eleitores eram portadores de deficiência.

Só em Salvador, neste ano, estão aptos para a votação 19.305 mil eleitores com deficiência. Nas últimas eleições, em 2014, eram 5.563 mil -- três vezes menos. No total, o estado tem 10.393.170 milhões de eleitores.



De acordo com o TRE, o aumento no número de eleitores com deficiência é resultado de ações de incentivo desenvolvidas pelo órgão durante o recadastramento biométrico, ocorrido até maio deste ano.

Já a presidente da Associação de Deficientes Físicos da Bahia, Luiza Câmera, acredita que o número maior é parte de uma onda de reinserção deles na sociedade.

"Mesmo que não tenha acessibilidade, que exista as barreiras no trato conosco, nós estamos ocupando o espaço da cidadania, pois nós não queremos caridade, e sim que nossos direitos sejam cumpridos", disse Luiza Câmara.

  G1 Bahia