loading...

Breaking News

Secretário de Educação visita e faz vistorias em escolas do Oeste







O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, acompanhado por uma equipe técnica da Secretaria, realizou nesta quarta-feira, 05, vistorias em colégios e dialogou com a comunidade escolar do município de Luís Eduardo Magalhães, na região do Extremo Oeste Baiano (965 km de Salvador). Foi realizada a vistoria nas obras do Colégio Estadual Constantino Catarino de Souza e visita aos Colégios Estaduais Mimosa do Oeste e Maria Ortiz Lutz. A passagem pelas escolas contou com a presença do prefeito Oziel Oliveira.

No Constantino Catarino de Souza, foi analisado o andamento das obras que incluem reforma completa da rede hidráulica, esgoto e elétrica, telhado, quadra poliesportiva, salas de aula e administrativas. Segundo a diretora Maria Geralda Stanborosk, a reforma é extremamente necessária para qualificar o ensino na escola. “São 900 estudantes que vão ter à sua disposição um novo ambiente de ensino. Nós sabemos que essa iniciativa contribui muito para o incentivo e motivação para o aprendizado e frequência dos alunos na escola”, salientou.



Já no Mimoso do Oeste foram avaliadas as demandas de reformas estruturais e pedagógicas. O secretário também autorizou a implantação de cursos técnicos de nível médio. Para a diretora Tânia Ullmann, a vistoria cria um novo ambiente para a escola que, completa 30 anos. “É muito importante este momento. Os estudantes têm sempre esse anseio de conversar e debater melhorias. Tivemos uma boa conversa que com certeza vai nos proporcionar um crescimento na qualidade no ensino”, ressaltou.

A estudante do 1º ano, Rute Kelly, falou da experiência de debater melhorias para a escola. “Gostei bastante de conversar com o secretário e a equipe para falar de nossas demandas. Falamos sobre a estrutura física da escola e a necessidade de uma reforma na quadra. O bom foi ver o secretário conhecendo como tudo funciona”, disse.



O secretário comentou que têm realizado visitas periódicas a colégios no interior do Estado, para realizar entregas, vistorias, e promover o diálogo com gestores e estudantes com a finalidade de consultar a comunidade sobre o perfil das ofertas para os mais diferentes territórios. “A reforma no Constantino vem promover uma melhor condição aos estudantes da comunidade escolar. Estamos realizando uma ampla reestruturação na unidade. Já no Mimosa conhecemos a estrutura da escola para avaliar a melhoria na estrutura física, incluindo alguns pontos como a necessidade de uma reestruturação da copa, refeitório e banheiros, além da quadra poliesportiva. Vamos realizar logo uma melhoria na infraestrutura elétrica e da rede de internet, já que implantamos a banda larga e os chomebooks do projeto e-Nova Educação foram entregues. Também autorizei aos gestores começarem a discutir opções para a implantação de cursos técnicos de nível médio”, destacou.



Ainda em Luís Eduardo Magalhães, no final da noite, a equipe técnica da Secretaria da Educação do Estado esteve no Colégio Estadual Maria Ortiz Lutz, onde dialogou com estudantes e professores sobre as novas ofertas de ensino para a Educação estadual. A proposta encaminhada pelo secretário Pinheiro é de disponibilizar novas opções de formação como cursos técnicos do Pronatec e Mediotec, concomitante ou subsequente ao Ensino Médio, “possibilitando mais condições para inserção no mundo do trabalho, com o perfil dos cursos ligados às demandas da comunidade”, disse.

  ASCOM/SEC