Breaking News

Congresso destina 10 mi para resolver problema da água em Riacho de Santana e Igaporã





Foto: reproducao

A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização aprovou relatório que destina R$ 10 milhões para a construção de uma adutora que captará água do Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa, para abastecer as cidades de Riacho de Santana e Igaporã.

A Comissão aprovou os recursos em reunião realizada nessa terça-feira (27). O valor proposto inicialmente foi de R$ 50 milhões, no entanto, não houve disponibilidade orçamentária para atender a demanda e os 10 milhões serão utilizados para o início das obras.



Riacho de Santana enfrenta uma grave crise devido ao colapso no atendimento à zona urbana, após o esgotamento da barragem da Santana. A população utiliza água trazida por carros pipas, distribuidade de forma racionada, ou comprada de terceiros, sem o devido tratamento para consumo humano.

Em Igaporã, a zona urbana é abastecida por poços artesianos e uma antiga barragem construída na década de 1970. No entanto, a capacidade de atendimento está no limite e o sistema já enfrenta problemas nos períodos de estiagem. Informações: ASCOM Dep. Fed. Waldenor Pereira (PT).