loading...

Breaking News

Codevasf e UFOB inauguram Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD)







Nesta quinta-feira (20/12), no município de Barreiras, na região oeste da Bahia, aconteceu a inauguração da sede do Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD/UFOB). O Centro foi construído no Campus Reitor Edgard Santos, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), em uma ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com a UFOB, representando um investimento de R$ 993.682,26.

A Codevasf foi representada na cerimônia pelo chefe do escritório da Companhia em Barreiras, Antônio do Carmo, e pelo gerente regional de revitalização, Édson Marques Júnior. Também estiveram presentes no evento a Reitora, professora Iracema Veloso, além de pró-reitores, diretores, docentes, técnicos administrativos, estudantes, entre outras autoridades.



“Esta é uma ação importante porque trata-se de um centro de referência dentro de uma universidade federal e no oeste da Bahia, na região dos cerrados, que é o berço das águas de várias nascentes de rios importantes que abastecem o São Francisco. E, como sabemos, há cerca de 30, 40 anos, houve uma ocupação muito acelerada do cerrado na região. Foi feita de uma forma, por muitas vezes, indevida, causando inúmeros danos”, diz Antônio do Carmo, que, além de ser chefe do Escritório da Codevasf no município de Barreiras, foi o fiscal da obra.

“Tais danos não foram causados porque as pessoas tinham a intenção de destruir, mas porque não sabiam o que estavam fazendo. Isso mostra um pouco da grande importância do CRAD, que trará conhecimento e que terá um campo de trabalho muito grande, por causa das áreas que foram degradadas, e pelo fato de ser o berço das águas de muitas nascentes. Por tudo isso, tenho certeza que o centro será uma das ferramentas muito importantes para a reabilitação de todas essas áreas”, complementa Antônio do Carmo.



O Centro, que tem área construída de cerca de 430 metros quadrados, conta com área administrativa, laboratório, câmara fria, sala de pesquisa, sala para triagem de material, sala multifuncional e almoxarifado. O CRAD estará integrado ao Projeto Cerrado que desenvolve pesquisas e atua em ações que buscam a recuperação florestal no oeste baiano.

Tanto os estudantes, de graduação e pós, os profissionais, pesquisadores, quanto os produtores rurais, e técnicos em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) que possuam interesse na recuperação de Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legaisterão vez no CRAD, onde serão desenvolvidos modelos demonstrativos de recuperação de áreas degradadas.

“As atividades que serão realizadas nessa estrutura têm vínculo próximo com o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais. Além de capacitar estudantes, tem ainda uma relação direta com educação ambiental de produtores rurais e comunidade em geral, por meio das cartilhas técnicas desenvolvidas pelo Centro, que conscientizam e orientam sobre essa questão da preservação”, explicou a Reitora, professora Iracema Veloso. 


ASCOM/Codevasf



Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.