Breaking News

“Não compro nada orgânico”: Kátia Abreu vira meme após defender agrotóxicos




Foto: Twitter



A senadora Kátia Abreu (PDT-TO), vice na chapa de Ciro Gomes à presidência neste ano, voltou a sair em defesa dos agrotóxicos em postagens nas redes sociais.

Desta vez, a ex-ministra da Agricultura fez questão de afirmar que não compra nada orgânico e ainda disse, de forma falaciosa, que se os agrotóxicos – que ela chama de “defensores agrícolas” – não fossem seguros, a Europa não compraria.

O tuíte rapidamente viralizou nas redes sociais em forma de meme. Centenas de internautas responderam a postagem com ironia ou trazendo dados que confrontam sua tese de defesa dos pesticidas.




Apesar de a Europa ainda consumir agrotóxicos, o nível é muito menor que no Brasil. Para se ter uma ideia, somente o estado de São Paulo consome de 12 a 16 kg de agrotóxicos por hectare. Na União Europeia, esse número chega a ser 20 vezes menor. Além disso, desde 2008 o Brasil lidera a lista dos países que consomem mais agrotóxicos no mundo.

Como se não bastasse, cerca de 30% dos agrotóxicos liberados no Brasil são proibidos na Europa e nos Estados Unidos. Saiba mais sobre o consumo de pesticidas no Brasil e as campanhas pela redução do uso dessas substâncias aqui.

A postagem de Kátia Abreu foi feita apenas um dia após o Dia Mundial de Combate ao Uso dos Agrotóxicos, celebrado em 3 de dezembro para relembrar a tragédia que ocorreu na cidade de Bophal, na Índia, em 1984, quando um vazamento em uma fábrica de agrotóxicos provocou a morte de cerca de 10 mil pessoas e a intoxicação de outras 150 mil. 

  Revista Fórum