Breaking News

Onze anos depois, Maracanã refaz homenagem a Marta após perder item da Calçada da Fama



Marta segura a placa com a marca de seus pés em 2018 — Foto: Paula Carvalho

Eleita melhor jogadora do mundo por seis vezes, Marta foi eternizada na Calçada da Fama do Maracanã nesta terça-feira. De novo. Apesar de a concessionária que administra o estádio desde 2013 ter divulgado que esta foi a primeira homenagem à Rainha, a camisa 10 já havia passado pelo mesmo ritual há 11 anos: em 2007, logo após conquistar a medalha de ouro do Pan, Marta deixou a marca de seus pés em uma placa de gesso para ser exposta no estádio. O problema é que essa placa sumiu. E os administradores do Maraca não sabem onde ela foi parar.

A elaboração da primeira placa, em 2007, foi proposta pelo então secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Eduardo Paes - que viria a ser o prefeito da cidade entre 2008 e 2016. Marta gravou os pés na Calçada da Fama no dia 26 de julho daquele ano, em cerimônia que contou com a presença de nomes conhecidos do esporte brasileiro, como João Havelange e Carlos Arthur Nuzmann.



Marta grava os pés na Calçada da Fama do Maracanã em 2007 — Foto: Agencia O Globo

Anos após a inauguração da primeira placa, o acervo histórico do Maracanã ficou escondido do público durante as obras que aconteceram no estádio para a Copa do Mundo de 2014. Os itens da Calçada da Fama foram trancados nas dependências do Maraca, junto ao busto de Garrincha, ou ficaram sob a tutela de funcionários.

Depois que as obras terminaram e a concessionária privada assumiu a administração do estádio em 2013, apenas parte do acervo ficou no Maracanã. A outra parte, sob a tutela do governo, foi transferida para outros lugares - ou se perderam. A estátua de Zico (maior artilheiro do estádio), por exemplo, está no Ninho do Urubu, CT do Flamengo.

De acordo com o Consórcio Maracanã, a nova homenagem a Marta, feita nesta quinta-feira, faz parte da reconstrução do acervo do estádio, e a responsabilidade pelos itens era do governo do Estado.

  Globo Esporte  



Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.