Breaking News

Especialista afirma que mineradoras não precisam utilizar barragens de rejeitos



Resultado de imagem para barragem de rejeitos brumadinho
Foto: Portal G1
O especialista Sérgio Sacani Sancevero publicou vídeo em seu canal no Youtube, o Space Today, explicando sobre o funcionamento da indústria de minérios e os possíveis motivos que causaram a tragédia com a barragem de rejeitos da Companhia Vale do Rio Doce, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), na última sexta-feira (25).

Sérgio Sacani possui graduação em Geofísica pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Ciências e Engenharia do Petróleo, pela Universidade de Campinas (2003), e doutorado em Geociências pela Universidade de Campinas (2007). Atualmente atua em empresas de Geogologia ligadas à área do petróleo.



Resultado de imagem para barragem de rejeitos brumadinho
Foto: Revista Veja
Para Sacani, o rompimento da barragem em Brumadinho é o resultado de políticas administrativas comuns em empresas de mineração, que buscam reduzir os custos de produção sem adotar as medidas de segurança exigidas em lei.

O especialista afirma que não é necessário que as mineradoras utilizem barragens de rejeitos, pois o material que sobra do beneficiamento dos minerais pode ser utilizado como matéria prima para outras indústrias. Ele cita, como exemplo, a produção de tijolos para a construção civil a partir do material fornecido pelas mineradores, dispensando a utilização de barragens de rejeito.

No entanto, a pressa em obter lucros leva as empresas a acelerarem a produção e despejarem os rejeitos nas barragens, por ser o método mais barato.

Acompanhe o vídeo com todos os detalhes divulgados pelo pesquisador.







Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.