Breaking News

"Fake"! É falso que Jean Wyllys receba R$ 22 mil de aposentadoria da Câmara



Foto: Folhapress




Circula nas redes sociais a “informação” de que o ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) teria se aposentado com um benefício de R$ 22 mil por ter passado oito anos exercendo a função de congressista. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Falso

A “informação” analisada pela Lupa é falsa. O ex-deputado federal Jean Wyllys não tem idade suficiente para se aposentar pelo Congresso. A aposentadoria de congressistas é regida pela lei 9.456/1997, que estabelece uma idade mínima de 60 anos e um tempo mínimo de contribuição ou de mandato de 35 anos. Wyllys tem 44 anos e, portanto, não atingiu a idade mínima exigida para ter direito a aposentadoria pelo Plano de Seguridade Social dos Congressistas.

Para quem tem menos de 35 anos de mandato, o valor da aposentadoria é equivalente a um trinta e cinco avos (2,8%) do salário de um congressista por ano de mandato. Para quem tem 35 ou mais anos no Congresso, o valor é integral.

  Yahoo Notícias  



Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.