loading...

Breaking News

Oeste: fenômeno no Rio Itaguari surpreende a população de Cocos. Vídeo








Um fenômeno observado nas águas do Rio Itaguari, no último dia 7 de fevereiro, em Cocos, no Oeste da Bahia, causou surpresa e curiosidade nos moradores da zona rural que registraram o fato em imagens compartilhadas nas redes sociais.

Alguns moradores disseram que o fenômeno parecia com nascentes no leito do rio, pois a água brotava e criava espumas. Outros moradores acusaram a utilização de agrotóxicos como responsável pelo fato inusitado.




A Prefeitura Municipal enviou as imagens para especialistas e o geólogo Anival Leite, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), afirmou se tratar de uma ocorrência natural.

De acordo com o relatório técnico que o especialista enviou para a Prefeitura, o fenômeno é denominado como "ressurgência". As águas das chuvas acumuladas em uma porção mais alta da região, formada por rochas calcárias, se movimenta por condutos subterrâneos e sai no leito do rio, de forma semelhante a nascentes.

Ainda segundo o relatório, o fenômeno se tornou comum devido ao assoreamento que sofre os rios da região Oeste da Bahia. Informações do Folha do Vale



Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.