loading...

Breaking News

Brasil: Ministério da Saúde vai ampliar horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde





Imagem relacionada
Foto: reprodução
O Ministério da Saúde destinará cerca de R$ 150 milhões de reais extras para os municípios que ampliarem os horários de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 17h para as 22h.

A novidade foi divulgada na última terça-feira (9), durante a Marcha dos Prefeitos a Brasília. A medida foi defendida pelo Ministro Luís Henrique Mendetta e tem por objetivo facilitar o acompanhamento, principalmente, de pessoas que trabalhavam longe das suas residências.

O Ministério acrescentou que os recursos atingirão os R$ 500 milhões em 2020. No entanto, a pasta ressalta que, inicialmente, somente cidades de maior porte terão condições de ampliar o horário de atendimento, por necessitar de uma quantidade maior de equipes de saúde.



O atendimento ampliado já é praticado por cidades de grande porte, que utilizam recursos próprios, com o objetivo de atender as demandas da população. De acordo com o Ministério, o novo horário facilitará ações como as campanhas de vacinação, que requerem um maior esforço do sistema público de saúde.

“Hoje, quando uma mãe chega no posto já no fim do expediente, é comum o profissional recomendar que ele retorne outro dia”, conta Mauro Junqueira, presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). Isso acontece porque cada frasco traz várias doses de vacina. O receio é abrir um frasco, atender uma criança e, depois, ter de jogar as demais doses fora – uma prática condenada pelos Tribunais de Contas. Informações de O Estado de S. Paulo



Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.