loading...

Breaking News

Lapa: "Estadual" comemora quarenta anos em grande estilo







A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, noite e área interna
Foto: equipe CEMTV
O Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova realizou uma extensa programação comemorativa sobre os quarenta anos de fundação na cidade de Bom Jesus da Lapa, entre os dias 12 e 26 de abril, com participação dos funcionários, professores, alunos, ex-alunos e ex-professores, além de integrantes da comunidade lapense. 

Segundo a Direção do CEMTV, o planejamento da comemoração se baseou na importância que a instituição possui como primeira escola pública estadual que atendeu a uma demanda social crescente, no final da década de 1970 e início dos anos 1980. 

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Foto: Facebook
O CEMTV foi inaugurado em 1979, mas só iniciou suas atividades pedagógicas em 1980, porque o prédio foi utilizado para abrigar pessoas atingidas pelas enchentes do Rio São Francisco, no final de 1979, de acordo com informações de moradores que testemunharam o período das enchentes. 

Por ser a única escola administrada pelo Governo da Bahia, no período seguinte à sua inauguração, passou a ser carinhosamente chamada de “Estadual”, pela população, que mantém o tratamento até hoje, mesmo com outras instituições da rede estadual de ensino em funcionamento na cidade. 




A imagem pode conter: 16 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Foto: Facebook
A programação de comemoração foi iniciada com uma solenidade às 20h do dia 11 de abril, na sede do Colégio, com participação de vereadores, alunos e integrantes do corpo docente, onde a escola recebeu a Moção de Aplauso pelo aniversário, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal. Ainda na sede do Colégio, os alunos participaram de um encontro com o Padre Marcos da Silva Santos, para discussão do tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, a partir das 8h, do dia 22 de abril. 




A imagem pode conter: 11 pessoas, incluindo Pricila Barbosa, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre
Foto: Facebook

Dois dias após o encontro com o Pe. Marcos, a comunidade escolar do CEMTV realizou uma grande produção audiovisual, com apresentações musicais do Coral Encante e encenações na Praça da Catedral da Avenida Agenor Magalhães. Diversos stands expuseram a história dos quarenta anos de existência, além de temas como sustentabilidade, Turismo Religioso e os personagens que atuaram no Estadual, divididos por décadas de trabalho. A comunidade assistiu, também, a um vídeo institucional (abaixo) produzido com ex-professores que marcaram a história do Colégio. 



A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Foto: Facebook
No penúltimo dia (25) foi realizada uma ação interna, quando alunos plantaram mudas de árvores frutíferas, características da região oeste da Bahia. Já no último dia (26), as atividades ocorreram nas ruas da cidade e em um grande espaço para festas. Logo às 5h30 alunos e professores participaram de uma alvorada com passeio ciclístico, finalizando com uma caminhada ao redor do Colégio. Os participantes degustaram um café da manhã oferecido pela Direção da Escola. A partir das 20h a comunidade escolar e convidados curtiram grande festa com Rivaldo Ribeiro e a grande atração da noite, a Banda Lordão, no Espaço Predileto. 

O sucesso da programação produziu nos organizadores e alunos o desejo de realizar a comemoração dos 50 anos, para comemorar meio século de histórias do CEMTV em Bom Jesus da Lapa. 

Veja o álbum completo com fotos das comemorações



Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.