Breaking News

Oeste: bloqueio de verbas do Governo Federal inviabiliza custeio do IFBA






O corte de repasses às instituições federais virou o centro de polêmica no país. As unidades atingidas reagiram ao anúncio do governo de bloquear 30% dos orçamentos para 2019. Muitas fizeram os cálculos e afirmam que o percentual retido é ainda maior.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA / Campus Barreiras, informou que a medida bloqueia aproximadamente 38% dos recursos orçamentários do Campus.

A vigência do Decreto impacta fortemente, além das ações do Ensino, Pesquisa e Extensão, o funcionamento e manutenção básica da unidade. As despesas com os contratos terceirizados, diárias e passagens, combustível, insumos, reprografia e pagamento dos estagiários serão drasticamente afetadas.



Em nota o Ifba/Barreiras, informa ainda que outras medidas severas terão que ser adotadas, tais como: redução do consumo de energia elétrica e de água, serviço de transporte, suspensão da cessão dos espaços, dentre outras. Em vista disso, a situação da instituição encontra-se ainda mais agravada, uma vez que nos últimos três anos, ajustes orçamentários já vinham sendo realizados.

A instituição possui 24 unidades em 21 campis espalhados entre Salvador e cidades do interior. Além disso, o IFBA conta com média de 32 mil alunos, entre presenciais e da educação à distância. Os alunos são de cursos técnicos, pós-graduação mestrado e doutorado.

  Fala Barreiras  



Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.