Breaking News

Defensoria Pública já funciona em Bom Jesus da Lapa









A noite desta quarta-feira, 26 de junho, marcou um reinício importante para a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA no município de Bom Jesus da Lapa, pertencente ao território de identidade Velho Chico, no Oeste Baiano.

Após mais de 20 anos sem representação na cidade, a DPE/BA volta a atuar nesta importante localidade do Estado, que possui a terceira maior romaria do Brasil, com mais de 1,5 milhão de visitantes anualmente.





Agora, a população lapense e os moradores dos municípios de Paratinga, Serra do Ramalho e Sítio do Mato, integrantes da comarca de Bom Jesus da Lapa, poderão contar com os serviços da DPE/BA na unidade localizada na Avenida Vasco da Gama, 74, no bairro São João. Neste início, a sede conta com a atuação de dois defensores públicos, Cláudia Conrado e Rafael Couto, que tomaram posse em março deste ano e desde então já estão na região fazendo os primeiros contatos para conhecer melhor a realidade da cidade.

Segundo o defensor Rafael Couto, mesmo com apenas três meses no município já é possível ter uma dimensão do desafio que ele e sua colega Cláudia irão encontrar. “A Defensoria não é uma casa de caridade, é um direito concreto e que busca efetivar outros direitos. Aqui, vi uma margem de vulneráveis muito grande e entendo que a Defensoria fará um trabalho lindo para a população que necessita dos nossos serviços”, afirmou Rafael.




Já para a defensora Cláudia Conrado, participar do início da instalação de uma sede da Defensoria é concretização de um sonho de vida. “Como defensora, posso promover aquilo que sempre acreditei: a defesa do próximo e dos seus direitos, que muitas vezes são suprimidos. Não posso dizer que será fácil, mas terá todo meu esforço e dedicação. Lapa foi escolhida para ser sede diante de um plano de expansão, um projeto de interiorizar a Defensoria Pública. Colocar a DPE/BA no interior é dar dignidade e acesso à justiça para muita gente. Já percebemos a exclusão social que a cidade possui, uma realidade que precisamos mudar”, declarou Cláudia.

A Defensoria em Bom Jesus da Lapa funcionará das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na sede, os cidadãos lapenses poderão buscar os serviços prestados pela instituição. Entre eles: resoluções de casos de pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, divórcio, regulamentação de adoção e guarda, defesa penal, habeas corpus, indenizações por danos materiais ou morais, inventário, casos de saúde pública, retificação de documentação pessoal, entre outros.

Assessoria de Comunicação - DPE/BA



Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.