loading...

Breaking News

Lupa. Imagem faz acusações falsas contra Glenn Greenwald, David Miranda e Jean Wyllys






Circula pelas redes sociais uma imagem com fotos do cofundador do site The Intercept Brasil, Glenn Greenwald, de seu companheiro, o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ), e do ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ). Legendas “informam” que Greenwald é traidor dos Estados Unidos, que Miranda é acusado de terrorismo na Grã-Bretanha e que Wyllys é suspeito no atentado contra Bolsonaro.

O Intercept Brasil publicou uma série de reportagens em 9 de junho que revelaram conversas privadas entre o coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, e o ex-juiz e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:



FALSO

O ex-deputado federal Jean Wyllys não foi considerado suspeito no atentado sofrido pelo então candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) em 6 de setembro de 2018, durante a campanha eleitoral, em Juiz de Fora. O relatório final da Polícia Federal sobre o caso pediu o indiciamento do autor da facada, Adélio Bispo de Oliveira, e não cita Wyllys em nenhum momento.

“Descartou-se, como dito alhures, a participação direta de terceiros em coautoria com Adélio Bispo de Oliveira no dia e no momento da prática do atentado, seja emprestando apoio moral ou material”, diz um trecho do relatório.



A associação de Wyllys ao atentado foi feita por meio de boatos espalhados nas redes sociais depois que ele renunciou ao mandato, em 24 de janeiro de 2019. A sua saída do país, por conta de uma série de ameaças recebidas, foi associada por sites de direita e ultradireita a uma tentativa de fugir das autoridades. Perfis anônimos no Twitter fizeram as primeiras acusações, que depois foram reproduzidas por contas com milhares de seguidores.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

  Agência Lupa / Yahoo  



Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.