loading...

Breaking News

Oeste: produtor de soja é o campeão das regiões Norte e Nordeste




https://jornalnovafronteira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/gorgem.jpg





O produtor João Gorgen, de Riachão das Neves, Oeste da Bahia, foi o campeão da Região Norte-Nordeste na 11ª edição do Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja. O grupo alcançou a média de 96,86 sacas de soja por hectare na safra 2018/19, o que representa quase o dobro da média nacional, que é de 53,4 sc/ha na safra 2018/19, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O anúncio foi feito no último dia 18, durante a realização do Fórum Nacional de Máxima Produtividade, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) em parceria com a COCAMAR – Cooperativa Agroindustrial e a SRP – Sociedade Rural do Paraná.






Desde 2008 o CESB revela os resultados alcançados pelos sojicultores brasileiros, demonstrando que é possível aumentar a produtividade sem aumentar a área, seguindo os preceitos de sustentabilidade e rentabilidade. “Esse índice alcançado pelo campeão do Desafio é uma amostra do potencial que a produção brasileira de soja possui, o que vem fazendo com que o País cresça no setor e se firme como um dos principais fornecedores de soja do mundo”, avalia o presidente do CESB, Leonardo Sologuren.
O produtor costuma fazer as alternâncias de safras utilizando o milho Santa Fé a cada quatro safras e o milheto no período pós soja. “Temos o algodão no sistema também, que favorece o aumento de fertilidade dos nossos solos”, revela.

Via Jornal Nova Fronteira



Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.