Breaking News

Escolas do NTE de Bom Jesus da Lapa realizam planejamento coletivo neste sábado na segunda etapa da Semana Pedagógica de 2019





Jornada Pedagógica no Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, em Lapa. Foto: Facebook




O planejamento coletivo está mobilizando professores, coordenadores pedagógicos, gestores, estudantes e familiares, neste sábado (27), nas escolas da rede estadual de ensino. Em todos os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), a comunidade escolar participa da segunda etapa da Semana Pedagógica 2019, promovida pela Secretaria da Educação do Estado, e se debruça nesta agenda que visa fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, a partir das discussões em torno do tema "Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação". Na área do NTE de Bom Jesus da Lapa (NTE 02), o Colégio Estadual São Vicente de Paulo é uma das unidades escolares envolvidas na atividade.




O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que participa do planejamento durante todo o dia, integra, nesta manhã, a equipe do Colégio Estadual Professora Nadir Araújo Copque, em Arembepe. Ele destacou o significado deste momento para a Educação na Bahia. “Todos os dirigentes e suas equipes da Secretaria da Educação, assim como dos Núcleos Territoriais de Educação no interior, estão bastante empenhados em fortalecer o encontro na Bahia. Este é um gesto que estamos fazendo porque acreditamos em momentos como estes para a educação. A data faz parte do calendário acadêmico da rede estadual e foi aprovada por gestores, professores e sindicato. Para esta segunda etapa, temos duas expectativas: a primeira é a avaliação do que aconteceu no primeiro semestre, com enfoque maior no pedagógico, e a outra é fazermos uma avaliação do planejamento que foi esboçado para o segundo semestre, com a expectativa de solidificar o nosso planejamento, melhorando aquilo que consideramos fundamental para o avanço da qualificação de nossa pedagogia”, afirmou o secretário.




O planejamento alcança todas as modalidades de ensino, a exemplo da Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Inclusiva; Educação do Campo; Educação Quilombola; e Educação Profissional e Tecnológica. Nas unidades escolares, estão sendo discutidas questões estratégias como o desempenho dos estudantes no primeiro semestre do ano letivo e os resultados obtidos nas atividades avaliativas propostas pelo Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). A análise desses indicadores é base para que seja elaborada a proposta de um Plano de Intervenção Pedagógica para todos os componentes curriculares, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática.




A professora de Geografia do Nadir Araújo Copque, Leila Assis, falou sobre a união de todos em torno do planejamento. “A Semana Pedagógica é muito importante, porque podemos pensar as necessidades dos alunos, aliadas à realidade da escola e, a partir disso, planejar práticas que possam ajudar no avanço do ensino e da aprendizagem destes jovens. Neste segundo momento também estamos analisando o que foi feito no primeiro semestre para tentarmos melhorar alguma dificuldade que tivemos anteriormente”, destacou.

Assessoria de Comunicação SEC/BA



Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.