Breaking News

Bolsonaro nomeia embaixador do Ecoturismo com mais de 200 mil em multa e dezenas de processos ambientais





Por: Carta Capital

Nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro como embaixador do ecoturismo brasileiro, na quinta-feira 1, o biólogo e apresentador de TV Richard Rasmussen reúne polêmicas em seu currículo. Rasmussen foi autuado pelo Ibama em dez infrações sobre fauna e soma 263,1 mil reais em multas, aplicadas entre 2002 e 2009, em processos que correm separados na Justiça.



Em 2017, a coordenação de operações de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) afirmou que o apresentador tem oito processos por crimes ambientais, acumulados por 15 anos. Irregularidades incluem manutenção de animais silvestres em cativeiro e introdução de espécies de outros países no Brasil sem autorização.

Uma acusação de 2017 também diz que, em 2014, o apresentador teria pago pescadores para matar um boto cor de rosa, com o objetivo de obter imagens fortes que ilustrassem reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo. Rasmussen confirmou ter participado da gravação, mas negou a imputação.



Ao Ministério Público Federal (MPF), o Ibama também relatou que, em vistoria realizada em 2004, notou falta de diversos animais observados na fiscalização anterior, existindo outros que não constavam. Além disso, micos-estrela teriam sido flagrados mortos na sala de atendimento veterinário e cães encontrados circulando livremente no recinto de aves e saguis.

Rasmussen ganhou fama em 2002, quando se tornou atração do Programa do Faustão. Em seguida, participou de quadros na Rede Record, ganhou um programa no SBT e depois foi para Nat Geo e Bandeirantes. Sua função como embaixador será divulgar o Brasil como destino ecoturístico. Em vídeo nas redes sociais de Bolsonaro, Rasmussen agradeceu o convite.

NÃO PERCA OS FATOS! Acesse nossa página no Facebook (clique aqui), clique em curtir e receba todo o conteúdo do Portal Lapa Oeste. Contamos com você!


Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.