Breaking News

Lapa: Defensoria Pública encerra dez dias de plantão na Romaria 2019






Por: Assessoria de Comunicação - DPE/BA

Depois de mais de 80 horas de atuação, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA encerrou, nesta terça-feira, 6, o plantão da Romaria de Bom Jesus da Lapa 2019. Durante os dez dias em que esteve à disposição dos moradores e visitantes da cidade, com sua Unidade Móvel de Atendimento – UMA posicionada em plena praça principal, a Instituição colocou um time de 25 defensores públicos e servidores a postos e alcançou a marca de 902 pessoas atendidas.




“O plantão da Defensoria na Romaria foi um projeto que a nossa unidade em Bom Jesus da Lapa abraçou e entendeu que era o melhor para os moradores e visitantes, já que, durante este período, a cidade fica à mercê das vulnerabilidades sociais. O número expressivo de atendimentos durante estes dez dias mostra que a comunidade percebeu que a Defensoria chegou na cidade para ficar e trouxe o que ela mais precisa: acesso à justiça”, destacou a defensora pública que atua na cidade, Cláudia Conrado.

Além do atendimento da Unidade Móvel, o plantão da Defensoria na Romaria 2019 foi composto por visitas à delegacia e à Casa de Passagem para identificação das demandas, itinerâncias pela cidade e distribuição de materiais informativos e de pulseiras de identificação infantil.




Serviços oferecidos

Desde às 8h do domingo, dia 28 de julho, até às 16h de hoje, a Defensoria ofereceu, em plena Praça Marechal Deodoro da Fonseca, no centro da cidade, os serviços de orientação jurídica, acordos extrajudiciais, ajuizamento de ações, consultas processuais, exames de DNA para investigação e reconhecimento de paternidade e muito mais.

“Agora é planejar para que, no próximo ano, tenhamos a Unidade Móvel novamente e que possamos contar com todo este time que tanto abrilhantou este projeto e contribuiu para que fosse um sucesso. Que venha a Romaria 2020!”, adiantou a defensora Cláudia Conrado, que neste último dia do plantão dividiu os atendimentos com o coordenador da Unidade Móvel, Marcus Vinícius Lopes de Almeida, os defensores públicos Laís Daniela Nunes Campos Sambuc e Rafael do Couto Soares, e servidores de Bom Jesus da Lapa e Salvador.




Agradecimento à Defensoria

Com o tema “Bom Jesus nos chama a viver e promover a liberdade pelo direito e a justiça”, a 328ª edição da Romaria de Bom Jesus da Lapa começou no dia 28 de julho e terminou na noite desta terça-feira, 6. Com mais de 68 mil habitantes, a cidade de Bom Jesus da Lapa, de acordo com estimativas, chega a receber mais de 500 mil pessoas durante este período.

Após os dias da novena preparatória, a Romaria foi encerrada com uma procissão – que saiu da Catedral Nossa Senhora do Carmo em direção ao Santuário do Bom Jesus da Lapa e de Nossa Senhora da Soledade – e uma missa, na qual a Defensoria Pública foi citada entre os órgãos e instituições que contribuíram para a realização da Romaria 2019. “Deixamos o nome da nossa Instituição marcado na história desta Romaria que tem 328 anos de tradição”, acrescentou a defensora.









NÃO PERCA OS FATOS! Acesse nossa página no Facebook (clique aqui), clique em curtir e receba todo o conteúdo do Portal Lapa Oeste. Contamos com você!


Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.