Breaking News

Aplicativo criado por estudantes pode ajudar no combate ao suicídio





Medina

Por: Aratu Online

Alunos do ensino médio técnico integrado em Informática do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), do campus Xanxerê, desenvolveram o aplicativo Safe Tears, aplicativo que monitora o estado emocional do usuário. A partir dos resultados, o usuário recebe mensagens motivacionais e alertas para a necessidade de procurar ajuda médica.




Na tradução para o português “Safe Tears” significa "lágrimas seguras". Nesse aplicativo, cada usuário recebe uma pontuação conforme as suas informações pessoais e o resultado passa a ser monitorado pelo próprio usuário. O projeto foi um dos finalistas da competição "Technovation Challenge", que aconteceu em agosto nos Estados Unidos. A ideia para a criação do aplicativo surgiu das estudantes Ana Júlia Giacomeli, Anna Carolina Ferronato da Silva, Clara Noemi Pithon da Silva, Emanuela Maraskin e Jhuly Kefny da Silva Carvalho. Já a motivação, surgiu de uma aula do professor de informática do IFSC, Alex Weber. 

A produção envolveu a união de diversas áreas da instituição e, para a concretização, as estudantes ouviram psicólogos que contribuíram orientando o projeto. O professor Weber ressalta que o projeto “é um marco para a cidade e a região e ampliará os horizontes dos jovens e especialmente das meninas para a área da tecnologia. Elas estão abrindo uma porta gigante". 




A interface do aplicativo contém um copo e, conforme as respostas do usuário, ele vai enchendo com lágrimas virtuais, o que gera uma porcentagem correspondente à capacidade do recipiente. Assim, com até 50% do copo cheio o usuário recebe mensagens motivacionais para não ficar mais triste. Acima disso, ele é orientado a procurar ajuda profissional. No app há ainda a possibilidade de cadastrar uma pessoa de segurança para receber alertas sobre o estado mental do usuário.

Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.