Breaking News

Incêndio em Barreiras é controlado após mais de cinco dias de combate às chamas, diz Sema






Por: G1 Bahia

O incêndio que atingia há cerca de sete dias as Serras do Saco e do Mimo, na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, foi controlado, segundo informou nesta terça-feira (24) a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).



De acordo com a Sema, uma aeronave do Programa Bahia Sem Fogo sobrevoou a área durante a manhã e comprovou a inexistência de focos de queimada. A Secretaria não detalhou o tamanho de vegetação destruída.

O fogo foi combatido pela Guarnição de Combate a Incêndio Florestal (GCIF), formada por 12 bombeiros militares especializados em prevenção e combate a incêndios florestais, e militares do 17º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM).

“A principal técnica de combate realizada foi o isolamento das áreas de fogo por meio de aceiros progressivos. Adotamos também a técnica de resfriamento com a utilização da moto bomba d’água Mini Striker, para frear o avanço do fogo sobre áreas próximas à rede de alta tensão, fazendas e estabelecimentos comerciais. Entretanto, as movimentações do ar, fortes e constantes, dificultaram a ação de combate, reativando pontos quentes, e também transportando materiais incandescentes para áreas não afetadas,” explicou o capitão do GBM, Murilo Rocha.



Conforme a Sema, a equipe do 17º GBM atua também em outros pontos de Barreiras em incêndios de menores proporções, especialmente no povoado de Riachinho. Foi notificado ainda incêndio no município de Ipupiara, para onde foram deslocados oito bombeiros militares na manhã desta terça-feira.

Na sexta-feira (20), equipes que trabalhavam o combate ao incêndio na Serra do Mimo chegaram a ser alvo de tiros. No entanto, a Polícia Militar foi acionada e ninguém ficou ferido.


NÃO PERCA OS FATOS! Acesse nossa página no Facebook (clique aqui), clique em curtir e receba todo o conteúdo do Portal Lapa Oeste. Contamos com você!



NÃO PERCA OS FATOS! Acesse nossa página no Facebook (clique aqui), clique em curtir e receba todo o conteúdo do Portal Lapa Oeste. Contamos com você!


Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.