loading...

Breaking News

Sarampo! Governo brasileiro pede à Opas doses extras de vacina





Contra sarampo, governo brasileiro pede a Opas doses extras da tríplice viral

Por: Folhapress

O surto de sarampo que o Brasil enfrenta mobilizou o governo brasileiro a solicitar ajuda da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) para a aquisição de vacinas.




Durante a 21ª Jornada Nacional de Imunizações, em Fortaleza (CE), a especialista em imunizações do órgão, Lely Guzman, disse que já foram adquiridas doses extras vindas da farmacêutica Merck e do Serum Institute of India.

O Ministério da Saúde disse que, até o momento, foram adquiridas 28,7 milhões de doses da tríplice viral pela Opas, sendo 10 milhões de compra regular e 18,7 milhões de doses extras. A pasta aguarda resposta em relação à aquisição de mais 18,7 milhões de doses. Para isso, foram investidos cerca de R$ 325 milhões.




Antes de serem entregues, as vacinas deverão passar pelos processos de nacionalização e verificação da qualidade, conforme preconizam as normativas das autoridades regulatórias.

O diretor do Fundo Rotatório da Opas (Organização Pan Americana de Saúde), John Fitzsimmons, defende a necessidade de colaboração internacional para atendimento da demanda, e anunciou um encontro na próxima semana para discutir a situação do sarampo.




A reunião será em Washington (EUA), entre entidades internacionais como a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a OMS (Organização Mundial de Saúde). Para Fitzsimmons será uma oportunidade para solucionar problemas.

"As necessidades do Brasil são grandes e urgentes, e os estoques estão comprometidos. Então, como reorganizamos isso para atender o Brasil em um curto prazo? É preciso melhorar o planejamento das demandas para que possamos antecipar essas necessidades. Se continuarmos com coordenação e colaboração de alto nível, vamos minimizar o risco de uma possível falta de vacinas", afirma Fitzsimmons.

Guzman não acredita no risco de falta de vacina, mas a demanda deve aumentar devido aos surtos ocorridos em países de outros continentes.

NÃO PERCA OS FATOS! Acesse nossa página no Facebook (clique aqui), clique em curtir e receba todo o conteúdo do Portal Lapa Oeste. Contamos com você!



NÃO PERCA OS FATOS! Acesse nossa página no Facebook (clique aqui), clique em curtir e receba todo o conteúdo do Portal Lapa Oeste. Contamos com você!


Nenhum comentário

Os comentários publicados não representam o pensamento ou ideologia do Portal Lapa Oeste, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores.